Respostas às dúvidas mais frequentes sobre o processo de Dermopigmentação oncológica.
A Dermopigmentação Oncológica é um procedimento ao qual se deve informar o doente desde do seu diagnóstico para poder aumentar a sua confiança e a predisposição para enfrentar os tratamentos com êxito.
Os tratamentos de quimioterapia implicam a perda de cabelo, das sobrancelhas e pestanas. Com a densificação das pestanas e sobrancelhas, mediante a aplicação de implantes dérmicos, consegue-se manter os traços que dão estrutura e equilíbrio ao rosto, desta forma a paciente mantém um aspeto normal durante todo o processo de quimioterapia, evitando perguntas e incómodos, conseguindo manter a autoestima. Assim sendo, a Dermopigmentação deve ser sempre aplicada antes de iniciar a quimioterapia.
A técnica de Dermopigmentação oncológica consiste na aplicação de implantes dérmicos de diferentes cores, colocados estrategicamente com técnicas muito elaboradas de sombra, pelo a pelo nas sobrancelhas, assim como o ponteado pincelado e difuminado no eyeliner. Também é imprescindível aplicar subtis técnicas de iluminação, tanto debaixo das sobrancelhas como na zona lacrimal, ao qual proporciona um resultado natural e realista. No final do tratamento as cores podem ser identificadas individualmente, mas passados 30 dias as cores fundem-se dando lugar a uma aparência tridimensional e muito natural.
Reconstrução da aréola mamária
A cirurgia plástica reconstrutiva tem, sem dúvida, um papel estabelecido na reabilitação após a mastectomia total ou parcial, com recurso a numerosas técnicas. A sua intervenção faz parte do plano de recuperação física e psicológica da doente, em que a imagem e a autoestima assumem um papel muito relevante.
Depois da paciente ter vencido o cancro da mama, de se submeter a uma mastectomia e posterior reconstrução da mama e mamilo, mediante uma cirurgia plástica, é altura de intervir para poder terminar o processo de reconstrução.
Dentro das técnicas e na especialidade da Dermopigmentação oncológica a reparação e reconstrução da aréola e mamilo são técnicas especificas e de grande complexidade. O resultado é de um realismo total e uma grande satisfação para a paciente.