CURIOSIDADES

Existem outras funcionalidades do implante dérmico para além do seu uso em Dermopigmentação. O implante dérmico tem várias capacidades na área da medicina, mais propriamente na área oftalmológica e da radioterapia.

Na área OFTALMOLÓGICA, os defeitos da íris, congénitas ou traumáticas (espontâneas ou iatrogénicas) têm consequências estéticas e funcionais (desconforto visual). A íris é uma barreira opaca à luz: a sua alteração provoca fotofobia e visão destorcida.

A técnica de pigmentação da íris representa tanto uma correção estética (cor da íris) como funcional da opacidade da cor à luz. Esta técnica foi utilizada há muito tempo, encontraram publicações desde 1950 na Índia.

A pigmentação, segundo as técnicas da Dermopigmentação, foi dada por Van der Velden e, em particular, na córnea. Se os primeiros indícios foram o tratamento estético da opacidade da córnea, hoje o tratamento é para a íris, sobre o olho.

A Dermopigmentação da íris é feita apenas com prescrição médica. É apenas indicada para pacientes com problemas visuais.

Outra área da medicina onde se utiliza os implantes dérmicos é na RADIOTERAPIA.

Os implantes dérmicos são específicos para dispositivos médicos e pontos de reparação em radioterapia.

A fim de enquadrar a janela correspondente aos campos de irradiação, os pontos de reparação são efetuados na pele, para uma reprodução da irradiação de tumor. Esses pontos eram outrora feitos com tinta-da-china, mas:

A tinta-da-china contem impurezas;
A sua composição é desconhecida (os ingredientes devem ser conhecidos, mesmo para fazer uma tatuagem artística);
O produto não é biocompatível;
Não se trata de um produto aprovado pela medicina;
O produto não é esterilizado, nem de uso único, como requer a legislação;
Os pontos são permanentes e ficam com um tom azulado.

Essa tinta é atualmente substituída por um pigmento esterilizado, de uso único e aprovado de classe IIb (implante colocado por via invasiva), segundo as normas 93/42 dos dispositivos medicinais.

Para além da segurança e obrigatoriedade legal, estes pigmentos não mudam para azul e são absorvidos, o que faz com que o estigma da doença desapareça.

filomena

“A minha profissão é o meu credo, a minha mais genuína forma de vida, aquela missão que trazemos com a convicção de que nada nos é disponibilizado por acaso.” 

Filomena Bernardo

Lisboa - Oriente

Rua da Ilha dos Amores, nº 26 A

Edf. Espelho Tejo - Parque das Nações

1990-118 Lisboa

Telefone: 218 957 215

Email: info@dermoclynic.com

Vila Nova de Gaia

Rua General Torres, 1162

Centro Comercial D'Ouro, loja 62

4400-164 Vila Nova de Gaia

Telefone: 223 712 076

Email: info.gaia@dermoclynic.com

Consulta On-Line

Indique o dia e a hora pretendida para consulta, nós confirmamos em seguida.

Obrigada pelo contacto,